quinta-feira, 7 de junho de 2012

CONCHAS TEM PREFEITA EMPREENDEDORA

CONCHAS   TEM PREFEITA  EMPREENDEDORA


Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.


A VII Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor contabilizou 199 municípios. Ao todo, foram sete destaques setoriais, três vencedores gerais e 91 prefeitos selados. Todos foram reconhecidos por implementarem ações de apoio aos pequenos negócios e de incentivo à cultura empreendedora. Conchas se destacou no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, onde o projeto do município foi reconhecido como o melhor na categoria Promoção do Desenvolvimento Rural, tendo sido a prefeita Adriana Dearo Del Bem premiada como destaque do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2011/2012 nesta categoria.

A cidade de mais de 16 mil habitantes usou o empreendedorismo a seu favor para se recuperar de uma crise. Poucos anos atrás, houve a falência da maior empresa da cidade – um frigorífico – que empregava cerca de 1,5 mil pessoas. Na ocasião, muitos criadores de frango ficaram sem ter para quem vender seus produtos, gerando um efeito dominó na economia local.

A partir disso, foi preciso buscar alternativas. "Montamos um plano de desenvolvimento rural sustentável, a partir da realização de um levantamento sobre a situação do município. Com a participação da sociedade, diagnosticamos o que poderia ser feito para melhorar a produtividade dos negócios já existentes e incentivar a implementação de novas iniciativas que pudessem garantir mais renda aos produtores. Nosso foco sempre foi o desenvolvimento rural, junto com a preservação do meio ambiente, alavancando a economia e a geração de empregos na cidade", explica a Prefeita.

Com o foco no desenvolvimento rural sustentável, em parceria com Governo do Estado, Banco do Brasil e Sebrae-SP, a Prefeitura realizou capacitação e orientação especializada, instalou a Patrulha Agrícola, e levou inovação ao campo. Destaca-se também a instalação da Sala do Empreendedor Rural, para facilitar o acesso ao crédito rural e o desenvolvimento da agropecuária. Outras iniciativas importantes a favor do desenvolvimento rural, são, entre elas, o programa Melhor Caminho para aperfeiçoar o sistema de transporte; o projeto Balde Cheio, voltado para os produtores de leite

O município selou parcerias com o Sebrae-SP e com a CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, que ministraram cursos de capacitação profissional aos produtores, levando informações sobre a diversificação dos cultivos.

Outra iniciativa foi a instalação do Abatedouro Municipal, que auxilia o pequeno produtor de gado de corte na comercialização de sua produção e garante carne de boa qualidade para a população. Mesmo o produtor que tem poucos animais, pode vender a produção a açougues e supermercados do município, já que a Prefeitura faz o abate e o transporte. Por mês, são abatidas em torno de 300 cabeças de gado.

A Prefeitura Municipal implementou ainda uma Cooperativa de Reciclagem, formada por moradores que estavam desempregados. O recolhimento do material reciclável é feito por um caminhão da Prefeitura, que percorre a área rural da cidade toda semana.

Adriana Dearo Del Bem segue agora para a próxima fase da premiação, junto com os demais destaques e o vencedor global. Ela concorrerá, em Brasília, ao Troféu Nacional, em cerimônia que será realizada em maio.

Clique nas imagens para ampliar (abrirá em outra janela).

Clique na imagem para ampliar    Clique na imagem para ampliar    Clique na imagem para ampliar


CONCHAS  GANHA  POLO  REGIONAL DE  MODA

"Vamos transformar o Estado de São Paulo no maior Polo de Costura do Brasil". Com estas palavras, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e 1ª Dama do Estado, Lu Alckmin, inaugurou na última terça-feira (13) mais o Polo Regional do Projeto "Escola de Moda" em Conchas.  

Segundo ela já são três Escolas de Moda na capital e agora começa a implantar os Polos Regionais. "Eles oferecerão curso de Corte, Costura e Modelagem para os moradores dessas cidades e servirão de sedes de capacitação de multiplicadores dos municípios da região. No total, serão 56 unidades, sendo 28 em entidades assistenciais da capital e 28 no interior. Queremos transformar o Estado de São Paulo no maior Polo de Costura do Brasil", explica Lu Alckmin.

A solenidade contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Botucatu e primeira dama Rachel Ferronato Cury e também reuniu representantes de mais 30 municípios.

O Polo Regional de Conchas atenderá as regiões de Botucatu e Avaré. A capacitação dos municípios teve início na última terça-feira, 12 de março, e acontecerá durante quatro segundas-feiras, das 8 às 12 horas e das 13 horas às 16h30. Passam por capacitação os multiplicadores dos municípios de Avaré, Laranjal, Taquarituba, Botucatu e Pereiras. Já estão inscritos para a próxima turma: Itaí e Fartura. A capacitação dos munícipes teve início em 6 de março. São 20 alunos, sendo uma turma as terças e quintas e outra as quartas e sextas, das 8 às 11 horas.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Botucatu e primeira dama Rachel Ferronato Cury, destaca que Botucatu já está participando da capacitação por meio de duas multiplicadoras. "Elas estão aprendendo as técnicas da Escola de Moda e mais para frente irão conhecimento ao nosso Município", conta.

Ela ainda ressalta que após a capacitação das multiplicadoras o próximo passo do Fundo Social de Botucatu será montar um espaço para receber o projeto e encaminhar o pedido de convênio com o Fussesp para implantar uma Escola de Moda na Cidade. "Se tudo der certo com este convênio o Fussesp enviará para Botucatu quatro máquinas de costura e 300 metros de tecidos para darmos início a escola em nossa Cidade", explica.

Sobre o projeto
 
Para a implantação do projeto, o Fundo Social repassou aos municípios e entidades sedes um Kit Costura (10 máquinas de costura, cadeiras, mesas, tábuas de passar e ferro); conteúdo didático (mídia com o conteúdo das apostilas e moldes); suporte/orientação das assistentes sociais e repasse de R$ 21 mil para aquisição de insumos, que serão pagos em três parcelas durante um ano e meio. Esse repasse é destinado exclusivamente para aquisição de fitas métricas, réguas, tesouras, agulhas, botões, linhas, colchetes e tecidos.

Os alunos que são do município sede e estão desempregados, mas não contam com nenhum benefício, como o seguro desemprego, recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 210 da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho.

Além do Polo de Conchas, já foram inaugurados os de Itapetininga, Guararapes, Guzolândia, Quatá e Presidente Bernardes.
 

No total, serão 56 unidades: 28 em entidades assistenciais da capital e 28 no interior. O projeto movimenta a economia em municípios com até 100 mil habitantes (exceto na Região Metropolitana de São Paulo). "Após a implantação de todas as unidades, vou acompanhar as escolas de perto, visitando toda semana cidades participantes", diz a Lu     Alckmin.

Foto
Foto

                  Prefeita Adriana Dearo Del Bem e primeira do estado  Lu A
Foto
                               acima:A presidente do fundo social de avaré participo.   

Foto
                                 A primeira dama de Botucatu também prestigiou o evento
Foto
                            A primeira-dama de Porangaba marcou presença no evento
Foto
A primeira dama do municipio de Pereira também estava no evento.
Foto
                         A primeira dama de bofete também esteve na inauguração.
Foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário