quarta-feira, 6 de junho de 2012

MEIO AMBIENTE.Parque Estadual "Carlos Botelho"


05/06/2012 09h25 - Atualizado em 05/06/2012 13h37




Dia do Meio Ambiente tem várias 







atividades na região de Rio Preto, SP



Em Fernandópolis, mais de 100 árvores serão plantadas até as 10h.
Palestra será realziada no teatro municipal de Catanduva às 19h20.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba
Comente agora
Nesta terça-feira (5) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com isso diversas atividades foram programadas na região de São José do Rio Preto (SP).
Em Rio Preto, alunos de escolas da rede pública de ensino participam da primeira conferência mirim de meio ambiente que começou às 8h no parque ecológico da cidade.
Já na cidade de Mirassol, as crianças poderão participar de um passeio diferente pelo parque municipal da Grota na trilha dos cinco sentidos. A partir das 19h os adultos também poderão conferir a trilha.
Crianças participam da primeira conferência mirim em Rio Preto (Foto: Divulgação/ Ricardo Boni)Crianças participam da primeira conferência mirim em Rio Preto (Foto: Divulgação/ Ricardo Boni)
Na base da Polícia Rodoviária Estadual de Jales, estudantes da Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) e de escolas municipais plantam mudas de árvores desde às 9h. Em Fernandópolis, mais de 100 árvores serão plantadas em diversos pontos da cidade às 10h.
Discussões sobre meio ambiente serão realizadas, a partir das 19h30, em Araçatuba. As discussões serão no teatro da universidade, que fica na Avenida Baguaçu, nº 1939 no bairro Jardim Alvorada. Confira aqui a programação completa.
Crianças dão pontapé inicial na Semana do Meio Ambiente (Foto: Divulgação / Prefeitura)Discussões sobre o meio ambiente serão
realizadas em Araçatuba
(Foto: Divulgação / Prefeitura)
Em Catanduva, no teatro municipal, que fica na Rua 14 de abril, nº 50 no bairro Jardim do Bosque, será realizada a palestra “Educação e meio ambiente” a partir das 19h20.
Na cidade de Votuporanga, os moradores poderão retirar mudar nativas e frutíferas para plantar em pontos da cidade gratuitamente no departamento de meio ambiente, que fica na Avenida Antônio Augusto Paes, no bairro Vila São Vicente até às 17h.
Estudantes da escola Passo a Passo poderão acompanhar durante todo o dia uma palestra sobre reciclagem e cuidados com resíduos sólidos.
Na quarta-feira (6), os alunos da escola estadual Professora Maria Nívea irão plantar 50 mudas de árvores na Área de Preservação Permanente do loteamento do bairro Parque das Nações que fica localizado na área norte da cidade. Além da plantação das mudas, os alunos serão responsáveis pelos cuidados com as árvores.
No próximo fim de semana será promovida a 6ª Feira do Verde no Horto Florestal “Sérgio Ramalho Matta”, das 8h às 17h. No evento os visitantes poderão conhecer projetos ambientais, sociais e acadêmicos além de passarem por exames de saúde gratuitos, praticar exercícios e conferir exposições de plantar, obras de arte, móveis rústicos dente outras atrações. A entrada para o evento é gratuita. Um ônibus circular terá saídas da Concha Acústica até o Horto Florestal a partir das 8h.

Parque Estadual "Carlos Botelho"



    Com uma área de 37.644 ha, abrange os municípios de São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Tapiraí e Sete Barras.

    Devido à sua importância (ambiental, histórica e cultural), a Região Sudeste da Mat
a Atlântica, onde está inserido o Parque, recebeu da UNESCO, em 1998, o título de “Sítio do Patrimônio Mundial da Humanidade”.

    Nesse Parque, que abriga os remanescentes de Floresta Tropical mais bem preservadas do Brasil, são desenvolvidas atividades voltadas para a Pesquisa Científica, Educação Ambiental, Ecoturismo e Fiscalização.

     Em seu interior, encontram-se belíssimos rios e cachoeiras, além de animais seriamente ameaçados de extinção, tais como, o mono-carvoeiro – maior primata das Américas – (Brachyteles arachnoides), a jacutinga (Pipile jacutinga), a onça-pintada (Phantera onca), alem de espécies vegetais, como o palmito-juçara (Euterpe edulis) entre outras.

    Sua sede situa-se em região de fácil acesso, acerca de 200 km da capital, no município de São Miguel Arcanjo-SP

    Em seu entorno abriga diversas propriedades particulares de preservação como o Parque do Zizo, Parque Taquaral, Parque da Onça Parda, Ecovila Murucututu, todas com foco no desenvolvimento sustentável a partir do Ecoturismo e Educação Ambiental, entre outras atividades.

    O Parque Estadual "Carlos Botelho" é uma das áreas de Mata Atlântica mais bem preservadas do Brasil, abriga e protege inúmeras espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção. Nele são desenvolvidas diversas atividades ligadas aos programas de Educação Ambiental, Visitação Pública, Pesquisa Científica, Fiscalização e Interação Sócio-Ambiental.

    O Parque dispõe de várias opções de passeio e conta com plantão de monitores todos os dias da semana. O horário para visitação é das 9:00 às 15:00 hs.

Venha conhecê-lo.

Agendamento
Há necessidade de agendamento prévio para a realização de visita de grupos com número superior a 10 pessoas e para as trilhas de maior percurso. Para isso, o Parque dispõe de um Setor de Agendamento e Informações, cujos contatos são:

Sede, em São Miguel Arcanjo

Fones: (15) 3279-1233
3379-1477
3379-9391

Núcleo Sete Barras, em Sete Barras

Fone: (13) 3872-6138

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário