sexta-feira, 25 de maio de 2012

SAIBA MAIS SOBRE A CAVALARIA DA POLICIA MILITAR


EQUOTERAPIA - Parceria entre a APAE e a Cavalaria da Polícia Militar de Itapetininga





































A 15 de Dezembro de 1831, reunia-se em sessão ordinária o Conselho do Governo da Província de São Paulo , sob a Presidência do Brigadeiro Raphael Tobias de Aguiar e demais membros, quando foi apresentado um documento cuja origem era da capital federal da época, Rio de Janeiro, que autorizava o seu Governo a criar um Corpo de Guardas Municipais voluntários, a pé e a cavalo, bem como propor os vencimentos. O Brigadeiro propôs então a criação de uma companhia de infantaria com um efetivo de 100 praças e oficiais e uma Seção de cavalaria com 30 soldados, esta, comandada por um tenente.
Somente em 1º de Março de 1832 o Conselho reuniu-se novamente e o Brigadeiro executou a incumbência que lhe fora confiada. A organização da Seção de Cavalaria ficou concluída apenas no dia 05 de Julho de 1832, restando apenas seu comandante. Por fim, foi escolhido para esta missão o Capitão do extinto Corpo de Voluntários de Milícia a cavalo, Pedro Alves de Siqueira, pelas boas referências que o Brigadeiro teve a seu respeito.
Desta forma, estava criado o núcleos de infantaria e cavalaria que deu origem a atual Polícia Militar. A Seção de cavalaria é o embrião do atual Regimento de Cavalaria "9 de Julho". A Missão seria a Guarda da Lei e a Manutenção da Ordem . O primeiro quartel foi instalado numa das dependências do Convento do Carmo, situado a rua do mesmo nome, onde ficavam alojados os integrantes da Infantaria e cavalaria. Hoje, apenas a igreja do Convento ainda existe e está localizado na atual Praça da Sé.
No dia 14 de Novembro de 1891 foi criada uma Companhia de Cavalaria, que ficaria agregada a qualquer dos corpos militares, sempre que o governo entender conveniente. Foi por um tempo anexada ao 5º Corpo Militar de Polícia com um efetivo de 155 homens, sendo 1 capitão, 1 Tenente, 2 alferes, 1 veterinário e 2 clarins entre eles.
O CORPO DE CAVALARIA
A Lei Nº 97-B, de 21 de Setembro de 1892, fixou o efetivo da Força Pública para o ano de 1893, que seria composta de 5 Batalhões de Infantaria e de 1 Corpo de Cavalaria .
REGIMENTO DE CAVALARIA
A Lei Nº 478, datada de 24 de Dezembro de 1896 fixava o efetivo da Corporação, para o ano seguinte, e teria um Regimento de Cavalaria, dividido em 4 Esquadrões, com 350 homens. Seu comandante seria um Tenente Coronel, não teria a figura do atual Sub Comandante e sim de um Major Fiscal.
1892 - CORPO DE CAVALARIA
No dia 11 de Outubro de 1892, o efetivo da extinta Companhia de Cavalaria, agora denominado Corpo de Cavalaria, é deslocado para o novo quartel, denominado "Quartel da Luz", onde encontra-se até os dias de hoje.
Esta data é a data que se comemora o aniversário do Regimento de Cavalaria, cujo primeiro comandante foi Tenente Coronel Inácio Batista Cardoso, Oficial do Exército, avô do futuro Presidente, Fernando Henrique Cardoso.


 

















· Solenidade em comemoração ao aniversário do Regimento de Cavalaria: dia 07 de outubro, às 16:00 horas.

· Encontro Técnico dos Comandantes dos Regimentos de Cavalaria do Brasil visando à Copa do Mundo de Futebol de 2014.

· II Campeonato Brasileiro Militar de Hipismo.

No dia 7 de outubro, às 16:00h, será realizada a solenidade em comemoração ao aniversário da Unidade, com a entrega de medalhas e apresentação do tradicional Carrousel. Em comemoração ao aniversário será realizado, ainda, entre os dias 7 e 10 de outubro, o II Campeonato Brasileiro Militar de Hipismo que servirá como seletiva para o Mundial Equestre Militar, a ser realizado em 2011, no Parque Equestre General Eloy Menezes, Realengo - RJ. A previsão é de que haja a presença de cavaleiros e amazonas do Exército Brasileiro e das Polícias Militares de diversos Estados. Paralelamente ao Campeonato haverá uma prova hípica, também com a participação de civis e militares, e que celebrará os 118 anos de fundação do Regimento de Polícia Montada - 9 de Julho. Os Oficiais e Praças do Regimento convidam a todos a prestigiar os eventos, que ocorrerão a partir das 09:00 horas e que serão abertos ao público.







O Regimento de Cavalaria possui atualmente 03 Destacamentos na Grande São Paulo, nas cidades de Mauá, São Bernardo e na Academia da Polícia Militar do Barro Branco.

Todos os Destacamentos realizam o policiamento a cavalo.
4º Esquadrão:

Destacamento de São Bernardo do Campo / SP
Endereço: Av Wallace Simonsen, 1750 - Bairro Nova Petrópolis
09771-211
Data Criação: 20Ago1981.

Destacamento de Mauá / SP
Endereço: Av. Bevenuto Bagnara, 10 - Jardim Zaira
09300-000
Data Criação: 21Dez1985.

Destacamento da Academia de Polícia Militar do Barro Branco
Endereço: Av Água Fria, 1923 - Jardim Barro Branco
02323-001
Data Criação:
 origina-se aproximadamente com a criação do Regimento.




CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM EQUOTERAPIA

O "Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Equoterapia",implantado em 05 de outubro de 1993,atendendo às solicitações da ANDE Brasil (Associação Nacional de Equoterapia), em Brasília. O Regimento "9 de Julho" foi pioneiro na implantação desse centro em São Paulo, sendo a equoterapia um método que utiliza o cavalo como principal recurso terapêutico, visando o desenvolvimento e reabilitação de pessoas portadoras de deficiência ou necessidades especiais.


O Regimento iniciou o tratamento de equoterapia, atendendo a comunidade carente e filhos de policiais militares, com a ajuda voluntária de policiais militares e profissionais civis especializados nas áreas de Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiólogia. Atualmente, além do Regimento de Cavalaria, existem outras unidades nas cidades de Campinas, Itapetininga e Bauru, Avaré, Sorocaba, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, além de uma Unidade no parque da Água Branca,
que atendem, em média na atualidade, cerca de 450 pessoas ao ano.
Para maiores informações contate o Regimento de Cavalaria 9 de Julho





A atuação da tropa montada em locais de densas concentrações de pessoas é altamente eficaz, em face das vantagens proporcionadas pelo emprego do cavalo. O homem a pé se dilui no meio da multidão e só tem condições de ver e atender aqueles que estão mais próximos, havendo necessidade de saturação da área a ser patrulhada para sua maior efetividade. Por outro lado, a utilização de viaturas se condicionam ao trajeto e ao tráfego das vias padrões, quase sempre congestionadas, sendo que o campo de visão de seus ocupantes é de certa forma restrito, não só pelo plano que ocupa, como pela própria velocidade da viatura.














Maj PM Alfredo Donizete Rodrigues de Souza








Em 1924 o veterinário do Regimento de Cavalaria era o Sr Arthur Raymond.
Em 14 de Novembro de 1891 foi criada uma Companhia de Cavalaria, que ficaria agregada a qualquer dos corpos militares, sempre que o governo entender conveniente. Foi por um tempo anexada ao 5º Corpo Militar de Polícia com um efetivo de 155 homens, sendo 1 capitão, 1 Tenente, 2 alferes, 1 veterinário, e 2 clarins entre eles.
No ano de 1894 o Sgt mestre Ferrador João Batista de Araújo acumulava com o cargo de veterinário. Desta forma ganhava uma gratificação de 50 a 70 mil Réis.
No ano de 1892, quando o Regimento de Cavalaria ainda era denominado Corpo de Cavalaria, foi contratado o Dr Carlos Beccario, tendo se apresentado em 05 de Novembro de 1892.
Ordem do Dia do Comando Geral sob º 17 de hoje, foi contratado de acordo com a autorização do Dr Secretário da Justiça em Ofício Nº 597 de 3 do corrente, o cidadão Carlos Beccario, para ocupar o lugar de veterinário dos Corpos da Força Policial. Em 05 de Dezembro de 1892 (Ordem do Dia Nº 37), por aviso do cidadão Dr Secretário da Justiça de 02 de Dezembro, foi mandado rescindir o contrato feito com Carlos Bescal para o lugar de veterinário da cavalhada dos Corpos deste Estado.
Em 21 de Janeiro de 1895, o Dr Secretário da Justiça autorizava a ser preenchida interinamente o lugar do veterinário do Corpo, mediante a quantia de 200.000 Réis, para o Dr Luiz Rusine.
No dia 06 de Julho de 1949 foi criada a Formação Veterinária do Regimento, FVR, que existe até hoje. ( Lei Nº 317 de 6 de Julho de 1949) A mesma lei extinguiu o Serviço Veterinário da Força Pública instituida em 15 de Janeiro de 1937. Assim, os Oficiais e praças do Serviço passariam a pertencer a Formação Veterinária do Regimento de Cavalaria.VRt Maj Nilo Varani Serviu como Médico Veterinário de 14 de Junho de 1963 a 13 de Maio de 1980.





GAL JULIO MARCONDES

Júlio Marcondes Salgado nasceu às 03:00 horas de 1º Julho em 1890, no bairro Matto Dentro, na cidade de Pindamonhangaba, localizada a aproximadamente 142 Km da capital São Paulo. Júlio Marcondes teve uma infância muito pobre, mas a pobreza era compensada pelo carinho e pelo amor dispensado por seus pais e como dizia um de seus irmão "foi uma infância pobre mas feliz".
Seus pais, Victoriano Clementino Salgado e dona Anna Eufrazina Marcondes do Amaral Salgado, eram dedicados e tudo faziam para amenizar a dor da família composta de 10 irmãos, causada pela pobreza.
Então, em 26 de Junho de 1907, com 17 anos, e também sem outras opções, o caboclo de Pindamonhangaba", como seria conhecido, se alista na Força Pública, mais precisamente no Corpo de Cavalaria, atual Regimento de Cavalaria "9 de Julho", na cidade de São Paulo, Unidade que viria a comandar um dia.
Em Agosto de 1908 é promovido a anspessada, graduação entre soldado e Cabo. Atualmente esta graduação não mais existe. Seria a primeira de tantas outras que iria receber ao longo de sua carreira. Em 1º de Junho (ou julho) de 1909, é promovido, após término de Curso, a Cabo de Esquadra em 1911 a 2º Sargento, sendo destacado na cidade de Caçapava.
No dia 19 de Maio de 1912 se casaria com Ophelia Acritelli, na cidade de Santa Branca. O casal teve 2 filhos, Waldemar e Jandira.
Agora casado, o Sargento Júlio Marcondes, homem decidido e interessado, começa a se dedicar aos estudos. Seu objetivo, ser Oficial e a 04 de Dezembro de 1913 era aprovado na Escola de Oficiais, com média 7,52, denominada na época de CEM (Curso Especial Militar). A 6 de Junho de 1914 ingressa definitivamente na Escola, sendo incluído no quadro dos alunos do 2º ano. Conclui o Curso em 1915 e por Decreto, do dia 29 de Abril de 1915, é promovido ao posto de Alferes para servir no Corpo de Cavalaria. Foi promovido ao posto de 1º Tenente em 1918, por merecimento.
Em 16 de junho de 1922foi agraciado com o diploma da "Cruz de Cavaleiro da Ordem de Leopoldo II da Belgica", concedido por S.M. o rei dos Belgas, quando de visita a São Paulo.
Foi promovido a Capitão em 1924, por merecimento. Participou ativamente do Movimento Sedicioso de 5 de Julho de1924, lutando contra os rebeldes.
No dia 7 de Julho teve a dificil missão de retomar a estação Roosevelt, no Bairro do Brás, dominada pelos revoltosos. Inferiorizado em número de homens e de armas, conseguiu fazer vários prisioneiros, depois outra missão, foi enviada para reforçar a defesa da Usina da Light, a Rua Paulo Souza, no centro de São Paulo e centro da resistência das tropas legalistas.
Em 04 de junho de 1927, foi promovido a Tenente Coronel, sendo classificado para comandar a Unidade que mais amava, o Regimento de Cavalaria da Força Pública.
No campo do esporte, ganhou várias provas hípicas e era um grande jogador de polo, mas foi 1929 foi um ano especial para o Comandante Salgado. Júlio Marcondes seria campeão do Concurso Interestadual realizado no mês de Novembro a 1 de Dezembro, no Campo de São Cristovam, na então Capital Federal, Rio de Janeiro, talvez, o seu mais importante título eqüestre.
Seria nomeado Comandante Geral em 23 de Maio de 1932 e a partir desta data seria um dos articuladores da revolução de 1932, ao lado do Cel Euclides de Figueiredo e outros.
De Maio a Julho, trocou os comandantes das Unidades que eram contra a futura revolução, entre eles o Comandante do Regimento de Cavalaria, coordenou a formação dos Batalhões de Voluntários e incentivou a tropa da Força Pública a se engajar na Revolução.
No dia 9 de Julho a Revolução de 32 começa, mas duraria pouco para o Jovem Oficial de 42 anos de idade. Numa manhã fria do mês de Julho, mais precisamente num sábado do dia 23, o Comandante Salgado deixaria sua residência pela última vez, para dirigir-se até um campo aberto num bairro em Santo Amaro, zona sul da capital, onde hoje está localizado a estação de passageiros do Aeroporto de Congonhas, a fim de testar um novo tipo de morteiro (ou bombarda), inventada pelo Cap José Marcelino da Fonseca. Durante os testes o pequeno canhão explode e um dos estilhaços atinge mortalmente o comandante Salgado, cortando sua carótida. Seu enterro e do Cap Marcelino, que também morreu no hospital, seria um dos mais belos que a cidade de São Paulo pode presenciar.
Foi promovido a General pós morte.
Em homenagem a seus feitos, hoje existe uma cidade com seu nome, Cidade general Salgado, uma ponte, várias ruas, uma escola, a pista descoberta do RC etc. Seu neto, ten Guilherme Rocha, serviu na Unidade em 1964.


GAL MIGUEL COSTA

STTAT MULLER

TEN CABANAS







1. Ten Cel JOAQUIM INÁCIO BAPTISTA CARDOSO
11Out1892 á 25Abr1893.

2. Ten Cel EPIFANIO ALVEL PEQUENO
25Abr1893 à 20Set1894 e de 25Set1899 à 14Mar1901.

3. Ten Cel EDMUNDO WRIGHT
27Mar1895 à 24Set1896. criador da Banda de Clarins do Regimento em 1895.

4. Ten Cel JOSE MARCONDES BRITO
04Set1896 à 25Set1899.

5. Ten Cel ANTONIO BATISTA DA LUZ
14Mar1901 a 24Set1909.

6. Ten Cel CRISANTO GUIMARÃES
24Set1909 a 09Mar1912 e de 12ago1917 a 20abr1921.

7. Ten Cel JOÃO SEVERINO DE COSTA
09Mar1912 a 10Fev1914.

8. Ten Cel ANTONIO DE CARVALHO SOBRINHO
10Fev1914 a 12AGO1917.

9. Ten Cel CORIOLANO DE ALMEIDA
20Abr1921 a 28Jul1924.

10. Ten Cel PM PEDRO FRANCISCO RIBEIRO
06Nov1924 a 14Jun1926.

11. Ten Cel PM JULIO MARCONDES SALGADO
14Jun1926 a 02Dez1930.

12. Ten Cel PM DANIEL COSTA
02Dez1930 a 13Jun1932.

13. Ten Cel PM AZARIAS DA SILVA
17Jun1932 a 10Out1932.

14. Ten Cel PM ARLINDO DE OLIVEIRA
12Out1932 a 21Ago1934.

15. Ten Cel PM SEBASTIÃO DO AMARAL
21Ago1934 a 11Mar1940 e de 18Fev1941 a 31Out1944.

16. Ten Cel PM FIRMINO GONÇALVES DA SILVEIRA
11Mar1940 a 18Fev1941.

17. Ten Cel PM DJALMA RIBEIRO DOS SANTOS
13Nov1944 a 28Mai1947.

18. Ten Cel PM THALES PRADO MARCONDES
08Set1947 a 01Fev1949.

19. Ten Cel PM CÂNDIDO BRAVO
25Ago1949 a 11Mar1953.

20. Ten Cel PM AGENOR DE ALMEIDA CASTRO
12Mar1953 a 17Fev1954 e de 17Fev1957 a 15Dez1958.

21. Ten Cel PM JOSÉ CANAVÓ FILHO
13Fev1954 a 13Fev1955.

22. Ten Cel PM OTÁVIO GOMES DE OLIVEIRA
13Fev1955 a 11Jun1955.

23. Ten Cel PM JOSÉ GLADIADOR
11Jun1955 a 26Mai1956.

24. Ten Cel PM PAULO DA CRUZ MARIANO
26Mai11956 a 04Jan1957 e de 17Jan1959 a 12Out1961.

25. Ten Cel PM ADAUTO FERNANDES DE ANDRADE
24Fev1962 a 22Set1964.

26. Ten Cel PM FELIX DE BARROS MORGADO
16Out1964 a 15Out1965.

27. Ten Cel PM ROBERTO MONDINO
15Out1965 a 01Fev1967.

28. Ten Cel PM ROLDÃO NOGUEIRA LIMA
07Mar1967 a 17Abr1967.

29. Ten Cel PM RAUL HUMAITÁ VILLA NOVA
17Abr1967 a 17Jun1969.

30. Ten Cel PM NELSON TRANCHESI
17Jun1969 a 13Nov1969 e de 26Out1973 a 07Mai1974.

31. Ten Cel PM HORÁCIO BONZON
19Fev1971 a 26Out1973 e de 09Mai1974 a 14Mar1975.

32. Ten Cel PM SYNÉSIO ALVES DE LIMA
29Dez1975 a 31Ago1976.

33. Ten Cel PM TORQUATO TASSO NETO
31Ago1976 a 09Mar1979.

34. Ten Cel PM REINALDO MARTINS NAVARRO
09Mar1979 a 09Mai1980.

35. Ten Cel PM EDSOM TENÓRIO DOS SANTOS
09Mai1980 a 01Dez1981.

36. Ten Cel PM ANTONIO ABATE FILHO
12Jan1982 a 04Jan1983.

37. Ten Cel PM NIOMAR CYRNE BEZERRA
08Abr1983 a 02Jan1984 e de 31Jan1984 a 06 Dez1984.

38. Ten Cel PM PLINIO ANGANUZZI
03Jan1984 a 31Jan1984.

39. Ten Cel PM UBIRATAN GUIMARÃES
29Mai1985 a 01Abr1988.

40. Ten Cel PM JOSÉ APARECIDO DE LIMA
24Mai1988 a 26Ago1988.

41. Ten Cel PM ANTONIO DE JESUS GANDOLFI
28Ago1988 a 09Fev1993.

42. Ten Cel PM UBIRAJARA DIAS FERNANDES
09Fev1993 a 24Mar1995.

43. Ten Cel PM ARMANDO RAFAEL DE ARAÚJO
27Mar1995 a 21Jun1996.

44. Ten Cel PM VICENTE BENEDITO MARCELINO DA SILVA
28Jun1996 a 30Out1997.

45. Ten Cel PM RUI CESAR MELO
01Nov1997 a 31Mar1998.

46. Ten Cel PM JOSÉ LUIS SOARES COUTINHO
28Abr1998 a 13Fev1999.

47. Ten Cel PM TOMAS ALVES CANGERANA
13Abr1999 a 02Abr2001.

48. Ten Cel PM YVENS MARTINI CATATALANO
03Abr2001 a 13Abr2003.

49. Ten Cel PM EDUARDO JOSÉ FÉLIX DE OLIVEIRA
24mai2005 a 23mai2006.

50. Ten Cel PM MAÉRCIO ANANIAS BATISTA
06jun2006 a 29mar2008.

51. Ten Cel PM FRANCISCO DE OLIVEIRA E SILVA
08set2008 a 02jun2009.

52. Ten Cel PM RICARDO ANDRIOLI
05jun2009 a 06jun2011

53. Maj PM ALFREDO DONIZETE RODRIGUES DE SOUZA
Atual Cmt.



Programação para o Aniversário do Regimento

Dia 6 de outubro (quarta feira): - 

· 17:OOh - encontro técnico entre Oficiais dos Regimentos de Cavalaria do Brasil

· 19:00h - exposição de fotografias e reunião de chefes de equipe para tratar das provas hípicas.

· 19:15h - coquetel de confraternização

Dia 07 de Outubro (quinta feira): - 

· 09:00h - início do Campeonato Brasileiro Militar de Hipismo (salto) de 1,20m e 1,30m de altura, com a presença de cavaleiros e amazonas civis, com premiação a parte

· 15:30h - exposição de carros antigos (1920 - 1930)

· 16:00h - solenidade em comemoração ao aniversário do Regimento.

· 16:20h - entrega das Medalhas Centenárias do Regimento de Cavalaria

· 17:00h - apresentação do Carrousel

· 18:00h - coquetel na Capelania Militar (ao lado do Regimento)

Dia 08 de Outubro (sexta feira): - 

· 09:00h - provas hípicas nas alturas de 1,00m, 1,30m e 1,10m

Dia 09 de Outubro (sábado): - 

· 10:00h - provas hípicas nas alturas de 1,00m, 1,20m e, 1,10m (nesta ordem)

Dia 10 de Outubro (domingo): - 

· 09:00h - provas hípicas nas alturas de 1,00m (os trinta melhores conjuntos), 1,10m (os trinta melhores conjuntos) e 1,30m

· A seguir - coquetel de encerramento e entrega de prêmios

Obs: - 

· paralelo ao Campeonato Brasileiro Militar de Hipismo, haverá o Concurso Hípico em comemoração ao aniversário do Regimento de Cavalaria, com a presença de cavaleiros e amazonas civis.

· a entrada é franca para as solenidades e provas hípicas, assim sendo, não haverá também a necessidade de apresentar convites.

· traga seus amigos e sua família

Ricardo Andrioli
Ten Cel PM - Cmt

"QUANDO OS ESTRIBOS SE TOCAM ESTÁ FEITA A CAMARADAGEM" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário